MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS DA DIOCESE


MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

 

OBJETIVO DO MINISTÉRIO:

 

Fortalecer os Grupos de Oração de nossa Diocese, através de ações de evangelização das famílias, visando o acolhimento e o aumento da participação das famílias nos Grupos, mantendo comunhão com o  objetivo geral da Renovação Carismática da Diocese.

 

ESTRATÉGIA E AÇÕES DO MINISTÉRIO DO MINISTÉRIO:

 

A estratégia é implantar gradativamente o Projeto Nacional do Ministério para as Famílias, respeitando a realidade de cada região ou de cada Grupo de Oração. A implantação ocorrerá com, no mínimo, um trabalho por esfera (diocesana, regional e Grupo de Oração), como segue:

 

1)      Para a esfera diocesana, foi realizado o ENCONTRO DA FAMÍLIA, no dia 17/08/2014, que foi precedido do SEMINÁRIO PARA AS FAMÍLIAS, que aconteceu nos Grupos de Oração de nossa diocese, em três semanas, a partir do dia 28/07/2014.

Para o ano de 2015, está programado o CONGRESSO DAS FAMÍLIAS, que acontecerá nos dias 15 e 16/08/2015, que será organizado em conjunto com os Ministérios para as Crianças e o Ministério Jovem, além da preparação, através de formação, de casais para a implantação do Consultório Matrimonial, onde casais que enfrentam problemas no relacionamento matrimonial serão acompanhados e aconselhados por membros da RCC.

 2)      Para a esfera regional, foram realizados no ano de 2014, em várias regiões da nossa diocese, encontros como “Rebanhão para casaisouRebanhão para as famílias”. Independentemente de qual tipo de encontro escolhido pela coordenação regional, foi mantida a nossa identidade, levando os participantes do encontro à Experiência do Batismo no Espírito Santo. O Ministério para as Famílias incentivará a manutenção desses encontros no ano de 2015. 

3)      Para a esfera paroquial, ou seja, para todos os Grupos de Oração, o Ministério está orientando para que seja implantado o projeto de Consagração dos Lares, proposto pelo Projeto Nacional, cujo “MANUAL DE BENÇÃO E CONSAGRAÇÃO DOS LARES”, foi disponibilizado pela Coordenação Nacional do Ministério para as Famílias. Outra opção de trabalho paroquial pode ser a implantação do “terço nas casas”, onde os servos do Grupo de Oração se reunirão (visitarão) uma vez por semana na residência de um dos participantes do Grupo de Oração para a reza do Terço Mariano ou a reza do Terço da Sagrada Família com a família desses participantes, mantida sempre a identidade carismática em nossas orações.

 

 

 

 

Ederval

Coordenador Diocesano do Ministério para Famílias - RCC Rio Preto